DESINFORMAÇÃO

AGU vai pedir que PF investigue notícias falsas sobre pix

O governo irá também pedir para que crimes contra o consumidor sejam investigados

Uma campanha de conscientização nacional sobre o uso correto do pix também deve ser iniciada, através do PROCON de cada unidade da federação -  (crédito: EBC)
Uma campanha de conscientização nacional sobre o uso correto do pix também deve ser iniciada, através do PROCON de cada unidade da federação - (crédito: EBC)

O advogado-geral da União, Jorge Messias, anunciou nesta quarta-feira (15/1), que notificará a Polícia Federal para iniciar investigação sobre notícias falsas sobre o pix. De acordo com ele, os autores de publicações nas redes sociais serão identificados.

“Determinamos que a AGU (Advocacia-Geral da União) ainda hoje notifique a polícia federal para abertura de inquérito policial para identificar todos os autores nas redes sociais que iniciaram essa desordem informacional e criaram essa narrativa”, afirmou o advogado-geral da União.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A desinformação a qual Messias se refere é de que o governo federal teria começado a taxar o pix. A medida, no entanto, dizia apenas sobre a fiscalização de transferências acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas, como uma forma de fiscalização.

“Da mesma maneira, nós identificamos práticas abusivas nas relações de consumo. Portanto, estamos também notificando a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor para que abra um inquérito e investigue todos os crimes relacionados as relações de consumo”, disse ainda o advogado-geral da União.

Uma campanha de conscientização nacional sobre o uso correto do pix também deve ser iniciada, através do PROCON de cada unidade da federação.

 

Mayara Souto
postado em 15/01/2025 18:26
x