Poder

Novo ministro da Secom demite assessor de confiança de Lula

José Chrispiniano assessorava Lula desde 2011 e chefiava a Secretaria de Imprensa do petista. Laércio Portela, deve assumir o cargo

Chrispiniano acompanhou o petista durante toda a Operação Lava Jato, sua prisão em Curitiba e a campanha de 2022 -  (crédito: Reprodução/ X)
Chrispiniano acompanhou o petista durante toda a Operação Lava Jato, sua prisão em Curitiba e a campanha de 2022 - (crédito: Reprodução/ X)

O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, demitiu nesta quinta-feira (9/1) o secretário de Imprensa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Chrispiniano. Laércio Portela, então secretário de Comunicação Institucional, é quem deve assumir o cargo. 

Homem de confiança de Lula, Chrispiniano o assessorava desde 2011, no final do segundo mandato. Ele acompanhou o petista durante toda a Operação Lava Jato, a prisão e também durante a campanha de 2022. 

A troca ocorre na esteira das mudanças na pasta da comunicação da Presidência. No início da semana, Lula anunciou a substituição de Paulo Pimenta por Sidônio, que foi marqueteiro da campanha eleitoral do petista em 2022, quando o petista derrotou o então presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Sidônio, que deve assumir oficialmente o cargo na próxima semana, recebeu carta branca para reformular a equipe. O desligamento de Chrispiniano é a primeira mudança na transição para assumir a pasta. 

A saída de Pimenta se deu após diversas críticas públicas de Lula ao trabalho que estava sendo feito na Secom. A troca de cadeiras foi feita em busca de melhorar a comunicação do governo, o presidente acredita que as conquistas de seu mandato não estão chegando para a população.

Correio Braziliense
postado em 09/01/2025 20:18 / atualizado em 10/01/2025 00:29
x