RESTAURAÇÃO

8 de janeiro: Lula reinaugura quadro de Di Cavalcanti junto a filha de pintor

Maior obra do acervo presidencial é avaliada em R$ 8 milhões e foi recuperada por equipe da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul

Lula reinaugura obra de Di Cavalcanti no Palácio do Planalto, ao lado da filha do artista, Elizabeth Cavalcanti -  (crédito: Ed Alves / C.B. / D.A/ Press)
Lula reinaugura obra de Di Cavalcanti no Palácio do Planalto, ao lado da filha do artista, Elizabeth Cavalcanti - (crédito: Ed Alves / C.B. / D.A/ Press)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reinaugurou o quadro Mulatas, do pintor Emiliano Di Cavalcanti nesta quarta-feira (8/1) em cerimônia dos dois anos da tentativa de golpe de estado. Na ocasião, a obra foi esfaqueada sete vezes por pessoas que vandalizaram o Palácio do Planalto e os outros prédios dos três poderes. 

Para celebrar a restauração da obra, a filha do pintor brasileiro, Elisabeth Cavalcanti, compareceu à cerimônia. A maior obra do acervo da presidência mede cerca de 3,5 metros de largura por 1,2 metro de altura e é avaliada em R$ 8 milhões.

"Queria agradecer a uma pessoa que veio aqui, de forma especial, a Elisabeth Cavalcanti, filha do Di Cavalcanti, que veio aqui participar da recuperação do quadro, que foi esfaqueado pelas pessoas", disse Lula, em discurso. 

A obra de 1962 foi devolvida ao Salão Nobre do Planalto, nesta quarta, e passou por longo trabalho de restauração, realizado por professores e estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul. 

"Os danos ficaram imperceptíveis pela parte da frente, mas pelo verso a gente consegue ver as ‘cicatrizes’, as marcas dos rasgos. A gente não podia esconder", explica a professora da UFPel, Andréa Bachettini, que coordenou a restauração da obra. 

Ao todo, foram vinte e uma obras devolvidas ao Palácio do Planalto hoje. Dessas, sete foram danificadas pelos ataques do 8 de janeiro de 2023, segundo o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.

Mayara Souto
postado em 08/01/2025 14:56
x