O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta terça-feira (7/1) com o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, em meio à articulação pela troca no comando da pasta.
A expectativa é de que o petista receba também hoje o marqueteiro Sidônio Palmeira, que substituirá Pimenta no comando da Secom. O compromisso, porém, não consta na agenda oficial.
Sidônio está em Brasília e visitou o Palácio do Planalto ontem (6), acompanhado de sua equipe. Ele também se reuniu com Pimenta. Os dois preparam a transição na Secom, em movimento que inicia a reforma ministerial esperada para o início deste ano.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Insatisfação
A troca deve ser anunciada formalmente por Lula nos próximos dias. Ele vinha reclamando publicamente da comunicação do governo, e espera que Sidônio possa melhorar a divulgação das ações de sua gestão. Ainda não há definição sobre o destino de Pimenta, se assumirá outra pasta ou voltará à Câmara dos Deputados.
“Nesses dois anos de governo, já fiz muito mais entregas de políticas públicas para a sociedade do que fiz nos oito anos anteriores. Mas eu sinto que, cada vez que eu viajo, converso, que atendo ministro, que nós não estamos entregando de forma adequada para que a sociedade tenha as informações daquilo que fizemos”, declarou durante evento do PT no início de dezembro.
Sidônio comandou a campanha eleitoral de Lula em 2022. Ele já vem atuando como conselheiro em ações de comunicação do governo, como no pronunciamento de fim de ano do presidente e em vídeo ao lado do agora presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, no qual o petista promete autonomia ao BC.