O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de ato em celebração pela democracia, na Praça dos Três Poderes, na próxima quinta-feira (8/1), às 11h, após dois anos da tentativa de golpe de estado. Junto a autoridades, ele descerá a rampa do Palácio do Planalto.
A manifestação foi chamada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do Distrito Federal, sindicatos e entidades da sociedade civil. O petista deve descer a rampa do Planalto no início do ato, ao lado de ministros e de outras autoridades, que participarão de cerimônia no palácio. No ano passado, o evento foi feito no Congresso Nacional.
Devem marcar presença na solenidade os presidentes do Legislativo, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Judiciário, Luís Roberto Barroso. Também estão confirmados os comandantes das Forças Armadas, general Tomás Paiva (Exército), brigadeiro Marcelo Damasceno (Aeronáutica) e almirante Marcos Olsen (Marinha).
As celebrações marcam os dois anos da tentativa de golpe de estado, que culminou na depredação dos prédios que representam os Três Poderes da República.
- Leia também: 2025 começa com tensão entre Congresso e Supremo
Em novembro do ano passado, outro atentado ocorreu na Praça dos Três Poderes, quando um homem tentou explodir a estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A Polícia Federal (PF) investiga a participação de opositores do governo em orquestrar o golpe. O inquérito, divulgado em novembro, aponta para a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro na organização do plano golpista, bem como de integrantes das Forças Armadas.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular