O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Brasília nesta quinta-feira (19/12) após realizar uma tomografia de controle em São Paulo, que confirmou a plena recuperação de um hematoma intracraniano. Nesta sexta-feira, Lula já tem agenda com ministros, onde será feito um balanço das ações de 2024 e discutidas as prioridades para o próximo ano.
Após uma cirurgia de emergência no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no último dia 10, Lula vinha se recuperando de um sangramento na cabeça causado por uma queda no Palácio da Alvorada há dois meses. O exame realizado nesta quinta-feira foi considerado satisfatório pelo cardiologista Roberto Kalil, que garantiu que o presidente está apto a retomar suas atividades.
Desde a operação para drenar o hematoma, Lula tem seguido orientações médicas rigorosas. Segundo Kalil, o hematoma foi completamente absorvido, e não há sinais de novos sangramentos. O presidente, no entanto, deve evitar exercícios físicos e repetirá os exames em 10 dias para monitoramento.
O problema de saúde foi identificado na semana passada, quando Lula passou mal em Brasília e precisou ser transferido para São Paulo no meio da madrugada. O procedimento realizado, uma embolização da artéria meníngea média, foi essencial para evitar novos sangramentos no futuro. Lula deve permanecer em Brasília durante as festas de fim de ano.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular