O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi liberado pela equipe médica para voltar a Brasília nesta quinta-feira (19/12). Segundo os médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, o exame de imagem realizado pelo presidente hoje mostrou resultados satisfatórios e o hematoma no cérebro não existe mais.
"O estado geral dele é bom, e a equipe médica o liberou para ir a Brasilia no dia de hoje. Ele deve ir mais tarde. A dra Ana vai acompanhá-lo em Brasília daqui para a frente nessas próximas semanas, onde vai fazer exames de controle", explicou o médico Roberto Kalil, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (19/12). A única restrição para a recuperação é não fazer exercícios físicos.
Na semana passada, o presidente Lula passou mal e, após realizar exames de imagem na capital federal, foi transferido — no meio da madrugada — para São Paulo, onde passou por uma cirurgia de emergência. Os exames de imagem identificaram que o presidente estava com um hematoma intracraniano (decorrente da queda que ele sofreu em outubro).
Na quinta-feira (11/12), Lula foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média). A intervenção foi feita para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro. O procedimento ocorreu sem intercorrências.
A previsão é que daqui a 10 dias Lula passe por um novo exame de imagem para monitorar o estado de saúde. O presidente passará o Natal e o ano novo em Brasília.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Política PF faz buscas contra assessores de Carlos Jordy e Sóstenes Cavalcante
-
Política Lula passa por novo exame de imagem na cabeça nesta quinta-feira
-
Política Celular proibido em escolas: projeto só depende de sanção presidencial
-
Política Análise: dólar bate novo recorde e assusta o governo
-
Política Barroso diverge em julgamento sobre redes sociais