Metade dos brasileiros (52%) acha que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou promover um golpe após a derrota para Luiz Inácio Lula Silva (PT) na eleição de 2022. Por outro lado, 39% acham que ele não tentou. Outros 7% disseram que não sabem. Os dados são da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (18/12) pelo jornal Folha de S.Paulo.
Em comparação com o levantamento anterior, realizado em março, a parcela dos que acreditam que Bolsonaro tentou dar um golpe oscilou negativamente dentro da margem de erro (55%). O percentual entre aqueles que acreditam na inocência do ex-presidente se manteve estável.
Cabe destacar que Bolsonaro e mais 36 pessoas foram indiciados pela Polícia Federal por participação em uma tentativa de golpe de Estado e por integrar uma organização criminosa.
- Leia também: QG do golpe funcionava em mansão do Lago Sul
Democracia x ditadura
O Datafolha também questionou se os eleitores acreditam na chance da volta da ditadura no Brasil. Para 52%, não há essa possibilidade, já 21% creem haver uma pequena margem para isso e 21%, uma grande possibilidade.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O Datafolha ouviu 2.002 eleitores nos dias 12 e 13 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Saiba Mais
-
Política "Não aceitaremos revanchismo", diz Alberto Fraga sobre PL dos militares
-
Política STF pode decidir hoje sobre responsabilização de redes sociais
-
Política Zucco é anunciado novo líder da oposição: "Maioria dos brasileiros é conservadora"
-
Política Marinha apaga vídeo do Dia do Marinheiro após críticas
-
Política Mourão e Rogério Marinho pedirão ao STF para que parlamentares visitem Braga Netto