Durante a audiência pública realizada nesta segunda-feira (3/12), na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) destacou falhas do Brasil em não oferecer apoio efetivo às demandas sociais e políticas da Venezuela.
O parlamentar, autor de dois dos requerimentos que motivaram a reunião, afirmou que o Brasil, apesar de sua importância geopolítica e econômica, não esteve à altura de enfrentar o desafio institucional representado pela crise no país vizinho.
Luiz Philippe criticou o comportamento das instituições brasileiras, que, segundo ele, agem como “anões diplomáticos” ao não responder adequadamente ao sofrimento da população venezuelana, que enfrenta mais de 20 anos de repressão.
O deputado ressaltou ainda a relevância dos políticos opositores María Corina Machado e Edmundo González Urrutia, que, mesmo diante de adversidades, lideraram um levante político significativo contra o governo venezuelano, defendendo a retomada da democracia e a esperança de uma Venezuela mais promissora.
Saiba Mais