O Ministério da Defesa realizou, neste domingo, (1°/12) a cerimônia da troca da bandeira na Praça dos Três Poderes. Esse ato é realizado sempre no primeiro domingo de cada mês, alternando entre Marinha, Aeronáutica e Exército e as Forças de Segurança do Governo do Distrito Federal.
O ato deste domingo, no entanto, faz parte da celebração do dia do marinheiro, comemorado em 13 de dezembro.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Ao som do Hino Nacional, seguido pelo toque de sete vivas com apito marinheiro e por uma salva de 21 tiros de canhão, os militares hastearam a bandeira.
- Leia também: Defesa acadêmica dos kids pretos
A cerimônia foi encerrada ao som da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, que tocou canções populares e marchas militares, e com um desfile aéreo com aeronaves de asas rotativas e fixas.
O comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen esteve presente no evento. No sábado, ele se reuniu com o presidente Lula e os demais comandantes das Forças Armadas em uma reunião fora da agenda oficial, no Palácio da Alvorada. A reunião durou cerca de duas hora e foi realizada após o anúncio do corte de gastos do governo federal, que inclui a alteração de benefícios das Forças Armadas.
Procurado pela imprensa, o Almirante Olsen deixou o local sem conversar com os jornalistas. O Comandante da Marinha apenas acenou de longe, se despediu dos militares e foi direto para o carro oficial.
- Leia também: 5 fatores que explicam por que tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder fracassou
Além de militares e autoridades civis e militares, o público presente foi formado por moradores da capital, turistas, famílias, estudantes dos ensinos médio e fundamental da rede de ensino pública do Governo do Distrito Federal (GDF), e participantes do Programa Forças no Esporte (Profesp).
O Profesp tem o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e foi desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com outras pastas e secretarias para promover a inclusão e integração de crianças, adolescentes e jovens de seis a 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.
Troca da bandeira na Praça dos Três Poderes
A troca da bandeira na Praça dos Três Poderes acontece desde 1973, em Brasília, no Distrito Federal, no primeiro domingo de cada mês, às 10h, na Praça dos Três Poderes. A cerimônia segue um revezamento entre as três Forças Armadas — Marinha, o Exército, a Aeronáutica — e o Governo do Distrito Federal, por meio das Polícia Militar do e o Corpo de Bombeiros Militar do DF, e é coordenado pelo Ministério da Defesa. O sistema de rodízio entre as entidades segue o previsto no Decreto nº 99.217 de 1990 e a tradição da troca, conhecida como Bandeirão, foi instituída pela Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971.
Dia do Marinheiro
Durante a solenidade deste domingo, a Marinha lançou o vídeo da campanha institucional em homenagem ao Dia do Marinheiro. O conteúdo será compartilhado nas redes sociais e também marcará a inauguração da conta da Armada no TikTok. Com o slogan: “Privilégios? Vem para a Marinha!”, a campanha é parte de uma estratégia para atrair os jovens a seguir a carreira militar.
Logo no início do vídeo, o narrador anuncia: “Vocês terão que acostumar com uma vida de sacrifício”. Depois, para ilustrar a mensagem, imagens das atividades dos militares da marinha em serviço são intercaladas com momentos de lazer como jovens praticando ioga, jogando videogame, fazendo mergulho, e participando de corridas de rua e de torcidas de futebol. A fim de mostrar os desafios da profissão com o contraponto de outras atividades cotidianas, o vídeo se encerra com o slogan: “Privilégios? Vem pra Marinha!”.
Saiba Mais
-
Brasil "Favela não é uma coisa só do Brasil", diz presidente global da Cufa
-
Brasil Quase 8% dos processos de adoção de criança são desfeitos, mostra CNJ
-
Brasil Governo anuncia conjunto de ações destinadas à população negra
-
Brasil Conta de luz: bandeira tarifária será verde em dezembro, anuncia ANEEL
-
Brasil Homem é preso com 408 kg de maconha em casa após denúncia anônima
-
Brasil Flordelis perde concurso musical na cadeia e nega ter matado marido
-
Brasil Mega acidente com dez veículos na BR-050 causou uma morte; veja fotos
-
Brasil Quatro pessoas morrem em acidente após carro invadir pista contrária