O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficará em São Paulo pelo menos até a próxima quinta-feira (19/12), quando será realizada uma tomografia de controle para reavaliação. O presidente recebeu alta hospitalar no domingo (15/12), após internação no Hospital Sírio Libanês para realizar uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma e um procedimento preventivo para evitar novo sangramento na cabeça.
“Optamos por uma permanência em São Paulo para um acompanhamento mais de perto. O presidente está em alta hospitalar, não de alta médica. Se na quinta-feira estiver tudo bem, como a gente espera, ele poderá ir para Brasília”, disse o médico Roberto Kalil Filho.
- Leia também: Lula critica gestão Bolsonaro: 'Brasil não teve um governo, teve uma praga de gafanhotos'
Ainda conforme o médico pessoal de Lula, assim que deixar o hospital, o presidente pode retomar as atividades normais relacionadas ao cargo, como reuniões e despachos. Porém, ele terá restrição para viagens internacionais e atividades físicas. Voos curtos estão liberados.
Em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, Lula afirmou que quer fazer uma reunião com os ministros do governo até o final deste mês e que avalia a possibilidade de participar do Natal dos Catadores, em São Paulo. Já para o ano seguinte, em março, o presidente se programa para uma viagem ao Japão.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular