PESQUISA

Ipec: governo Lula é ótimo para 34%; mesmo índice considera ruim

Aprovação de gestão do presidente é maior entre moradores da região Nordeste, católicos e pessoas com renda mensal de até um salário-mínimo

47% dos entrevistados em pesquisa do Ipec aprovam o trabalho do governo de Lula e 46% desaprovam -  (crédito: Fotos Públicas/Iano Andrade / CNI)
47% dos entrevistados em pesquisa do Ipec aprovam o trabalho do governo de Lula e 46% desaprovam - (crédito: Fotos Públicas/Iano Andrade / CNI)

A nova pesquisa sobre a avaliação do governo Lula entre a população brasileira, divulgada pelo Ipec nesta sexta-feira (13/12), mostrou que o percentual que o considera ótimo ou bom é o mesmo que aponta como ruim ou péssimo: 34%. Do restante, 30% avaliam o comando do atual presidente como regular e 2% não responderam. 

Foram entrevistadas pelo instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), entre os dias 5 e 10 de dezembro, 2 mil pessoas de 131 municípios brasileiros com 16 anos ou mais. Entre elas, 34% — ou seja, 680 entrevistados — consideram o governo ótimo ou bom; a mesma quantidade o considera ruim ou péssimo; e 30% — 600 pessoas — acreditam que ele seja regular. 2% — 40 indivíduos — não sabem ou não responderam à pergunta.  

No que diz respeito à maneira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva governa o país, 47% dos entrevistados aprovam o trabalho e 46% desaprovam. 7% não sabem ou não responderam. 

Sobre a confiança no chefe do Executivo, 52% afirmam não confiar em Lula, enquanto 45% dizem confiar. 3% não sabem ou não responderam. 

Esses percentuais, com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, refletem o pensamento da população com 95% de confiabilidade. 

Pesquisa anterior 

Em relação à avaliação anterior, realizada em setembro, a porcentagem de pessoas que considerava a gestão de Lula ótima ou boa diminuiu um ponto — eram 35% antes —; a dos que a considerava regular subiu dois, de 28% para 30%; e a de quem o achava ruim ou péssima se manteve a mesma. 

Em setembro também, 49% das pessoas aprovavam o trabalho do presidente (diminuiu dois pontos até o momento), enquanto 45% desaprovavam (subiu um ponto). 

Os percentuais que revelam o nível de confiança foram os mesmos em setembro e em dezembro. 

Cortes 

Quando fazem-se cortes sociais, geográficos, etários e de gênero entre a amostra de entrevistados, bem como entre a população, é possível observar algumas diferenças nos níveis de contentamento ou descontentamento com o governo. 

A gestão de Lula é considerada ótima ou boa por 38% das mulheres, por exemplo; enquanto, entre os homens, esse percentual cai para 31%. Do contrário, 35% deles acham o governo ruim ou péssimo, enquanto 32% delas têm a mesma opinião. 

Em relação à idade, a popularidade do presidente é maior entre os mais velhos: 52% dos eleitores com 60 anos ou mais acreditam que a gestão é ótima ou boa. Entre os mais novos, porém, 40% dos entrevistados entre 35 a 44 anos a consideram ruim ou péssima. 

Sobre a escolaridade, 47% das pessoas com ensino fundamental acham o governo ótimo ou bom e 37% ruim ou péssimo; enquanto 42% de quem tem ensino superior pensa que ele é ruim ou péssimo. 

Lula também é melhor avaliado entre os moradores da região Nordeste: 50% deles o acham ótimo ou bom. No Sul, porém, 45% o avaliam como ruim ou péssimo, a maior taxa de descontentamento entre as regiões. 

No que diz respeito à religião, o grupo que melhor avalia o governo atual são os católicos (41%). A mesma porcentagem de evangélicos (41%) o considera ruim ou péssimo. 

Nordestinos, pessoas que têm ensino fundamental, pessoas que têm renda mensal de até um salário-mínimo e católicos confiam mais no presidente64%, 59%, 58% e 53%, respectivamente. Os que menos confiam são evangélicos, sulistas, pessoas com renda mensal superior a cinco salários-mínimos e pessoas com ensino superior — os dois primeiros com 63% e os dois últimos com 62% 

Lara Perpétuo
LP
postado em 13/12/2024 19:53
x