O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode retornar a Brasília na próxima semana, de acordo com previsão médica. A informação foi dita nesta quinta-feira (12/12), em coletiva de imprensa.
De acordo com a junta médica, a previsão de alta de Lula ainda é para a próxima segunda-feira (16/12) ou terça-feira (17/12), caso a evolução clínica do presidente siga como está. "Depois da alta, o presidente poderá ir para Brasília, segunda ou terça. Depende da evolução, que está sendo muito boa. A programação é ir direto para Brasília e retomar aos poucos", explicou o Dr. Roberto Kalil Filho.
"Ele (Lula) pode retornar a agenda de despacho sem problema algum. Se espera que, na próxima semana, o presidente esteja já no Alvorada, mas, claro, após o procedimento, vai se requerer repouso relativo por algumas semanas, pelo menos", acrescentou o médico.
O estado neurológico do presidente é considerado muito bom, segundo os médicos. "Ele está normal, o exame neurológico dele é normal, está muito bem apto a praticar qualquer hábito de vida civil, cognitivamente íntegro. A única coisa que é recomendação médica é ele não se esforçar nem física, nem mentalmente. A solicitação é que ele não trabalhe no hospital, não passe estresse ou receba visita que leve a alguma ansiedade", explicou o médico Marcos Tuma.
Lula deve continuar em acompanhamento com a equipe médica de Brasília, chefiada pela Dra. Ana Helena Germoglio. "Alta é hospitalar, não médica. Vamos continuar o acompanhamento com equipe de Brasília", disse Kalil.
No final desta tarde, o presidente realizará a retirada do dreno que ficou na cabeça, durante a cirurgia realizada na última terça-feira.