NOVO MANDATO

Tadeu Martins Leite é reeleito presidente da Assembleia Legislativa de MG

Deputado estadual foi candidato único ao cargo e reeleito com 72 votos. Emedebista continuará à frente da Casa Legislativa por mais dois anos

Presidente da ALMG, Tadeu Leite tem base eleitoral em Montes Claros e é hoje a maior liderança do partido em Minas Gerais -  (crédito: EDÉSIO FERREIRA/EM/D.A.PRESS)
Presidente da ALMG, Tadeu Leite tem base eleitoral em Montes Claros e é hoje a maior liderança do partido em Minas Gerais - (crédito: EDÉSIO FERREIRA/EM/D.A.PRESS)

Sem surpresas, o deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB) foi reeleito, nesta quarta-feira (4/12), presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em reunião extraordinária.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Único candidato ao cargo, o emedebista garantiu a reeleição com 72 votos e continuará à frente da Casa Legislativa por mais dois anos. Não houve votos em branco.

Após o resultado da eleição, Tadeu agradeceu a todos os parlamentares pela confiança para continuar frente à presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Tadeuzinho, como é conhecido pelos colegas, é avaliado pelos parlamentares como uma liderança do “diálogo” e da “conciliação”, agradando tanto a oposição quanto a base do governo.

A Mesa Diretora também foi, em sua maioria, reconduzida. Dos seis integrantes, apenas o 1º secretário sofreu alteração: o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PL) será substituído por Gustavo Santana (PL), seu colega de bancada.

Os demais membros permanecem nos mesmos cargos: Leninha (PT) como 1ª vice-presidenta; Duarte Bechir (PSD) como 2º vice-presidente; Betinho Coelho (PV) como 3º vice-presidente; Alencar da Silveira Jr. (PDT) como 2º secretário; e João Vítor Xavier (Cidadania) como 3º secretário.

Mudança de 1° secretário

Geralmente, o Legislativo mineiro tem a tradição de reeleger toda a Mesa Diretora. No entanto, movimentações internas de membros no PL para a troca na liderança de bancada mudaram o curso da nova composição.

Uma crise interna no PL foi desencadeada pela exigência de renúncia de Gustavo Santana à liderança do bloco Avança Minas, feita por integrantes da sigla, principalmente da ala bolsonarista. Em resposta, Santana condicionou sua saída à indicação para o cargo de 1º secretário na Mesa Diretora.

Santana venceu uma disputa interna, por 6 votos a 5 contra Antônio Carlos Arantes, que buscava a reeleição, sendo indicado para a eleição.

Mesa Diretora

A Mesa Diretora tem papel central na condução dos trabalhos legislativos, sendo responsável por definir a pauta de votações e organizar os processos internos da Casa.

A eleição foi realizada de forma separada para cada cargo, conforme o Regimento Interno da ALMG, que estabelece maioria absoluta para a escolha do presidente e maioria simples para os demais postos.

Vinícius Prates - Estado de Minas
postado em 04/12/2024 11:31
x