PRAÇA DOS TRÊS PODERES

Marinha realiza troca da bandeira e lança vídeo do Dia do Marinheiro

A Força Armada comanda a solenidade, que ocorre tradicionalmente no primeiro domingo do mês, em dezembro como parte das celebrações do Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13

Marinha realiza troca da bandeira na Praça dos Três Poderes neste domingo 1/12 -  (crédito: Camila Curado / CB/DAPress)
Marinha realiza troca da bandeira na Praça dos Três Poderes neste domingo 1/12 - (crédito: Camila Curado / CB/DAPress)

O Ministério da Defesa realizou, neste domingo, (1°/12) a cerimônia da troca da bandeira na Praça dos Três Poderes. Esse ato é realizado sempre no primeiro domingo de cada mês, alternando entre Marinha, Aeronáutica e Exército e as Forças de Segurança do Governo do Distrito Federal. 

O ato deste domingo, no entanto, faz parte da celebração do dia do marinheiro, comemorado em 13 de dezembro.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Ao som do Hino Nacional, seguido pelo toque de sete vivas com apito marinheiro e por uma salva de 21 tiros de canhão, os militares hastearam a bandeira. 

A cerimônia foi encerrada ao som da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, que tocou canções populares e marchas militares, e com um desfile aéreo com aeronaves de asas rotativas e fixas.

O comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen esteve presente no evento. No sábado, ele se reuniu com o presidente Lula e os demais comandantes das Forças Armadas em uma reunião fora da agenda oficial, no Palácio da Alvorada. A reunião durou cerca de duas hora e foi realizada após o anúncio do corte de gastos do governo federal, que inclui a alteração de benefícios das Forças Armadas. 

Procurado pela imprensa, o Almirante Olsen deixou o local sem conversar com os jornalistas. O Comandante da Marinha apenas acenou de longe, se despediu dos militares e foi direto para o carro oficial. 

Além de militares e autoridades civis e militares, o público presente foi formado por moradores da capital, turistas, famílias, estudantes dos ensinos médio e fundamental da rede de ensino pública do Governo do Distrito Federal (GDF), e participantes do Programa Forças no Esporte (Profesp).

O Profesp tem o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e foi desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com outras pastas e secretarias para promover a inclusão e integração de crianças, adolescentes e jovens de seis a 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.

Troca da bandeira na Praça dos Três Poderes

A troca da bandeira na Praça dos Três Poderes acontece desde 1973, em Brasília, no Distrito Federal, no primeiro domingo de cada mês, às 10h, na Praça dos Três Poderes. A cerimônia segue um revezamento entre as três Forças Armadas — Marinha, o Exército, a Aeronáutica — e o Governo do Distrito Federal, por meio das Polícia Militar do e o Corpo de Bombeiros Militar do DF, e é coordenado pelo Ministério da Defesa. O sistema de rodízio entre as entidades segue o previsto no Decreto nº 99.217 de 1990 e a tradição da troca, conhecida como Bandeirão, foi instituída pela Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971.

Dia do Marinheiro

Durante a solenidade deste domingo, a Marinha lançou o vídeo da campanha institucional em homenagem ao Dia do Marinheiro. O conteúdo será compartilhado nas redes sociais e também marcará a inauguração da conta da Armada no TikTok. Com o slogan: “Privilégios? Vem para a Marinha!”, a campanha é parte de uma estratégia para atrair os jovens a seguir a carreira militar.

Logo no início do vídeo, o narrador anuncia: “Vocês terão que acostumar com uma vida de sacrifício”. Depois, para ilustrar a mensagem, imagens das atividades dos militares da marinha em serviço são intercaladas com momentos de lazer como jovens praticando ioga, jogando videogame, fazendo mergulho, e participando de corridas de rua e de torcidas de futebol. A fim de mostrar os desafios da profissão com o contraponto de outras atividades cotidianas, o vídeo se encerra com o slogan: “Privilégios? Vem pra Marinha!”.

postado em 01/12/2024 10:39 / atualizado em 01/12/2024 11:28
x