O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira (26/11) que o Brasil tem instituições de segurança sólidas e bem estruturadas para enfrentar qualquer ameaça ao Estado Democrático de Direito. A declaração foi dada ao Correio, durante um evento na casa da ex-ministra Kátia Abreu, em Brasília.
Mesmo diante dos últimos episódios ocorridos no Distrito Federal, Lewandowski sublinhou a importância do papel desempenhado pelas instituições e forças policiais na preservação da ordem constitucional.
“Vivemos uma época em que a democracia brasileira é comparável às dos países mais avançados. Temos instrumentos institucionais que permitem enfrentar dissensos e desafios dentro da constitucionalidade”, frisou Lewandowski.
- Leia também: Explosão em frente ao STF deixou um morto
- Leia também: PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado
O ministro destacou ainda os avanços institucionais desde a redemocratização, ressaltando que o Brasil dispõe hoje de mecanismos mais sofisticados para enfrentar crises.
Ele concluiu afirmando que o país tem um sistema de segurança fortalecido. “A mensagem que levo ao Brasil e ao exterior é de confiança. Temos um sistema de segurança fortalecido, instituições democráticas maduras e uma Constituição que está apta a enfrentar todos os desafios. É preciso acreditar na solidez de nosso modelo democrático”, concluiu Lewandowski.