Meio ambiente

Lula: 'Trump tem que pensar como habitante do planeta Terra'

O petista relembrou o Acordo de Paris, que prevê a diminuição de gases do efeito estufa para evitar o aquecimento da Terra. "Precisamos garantir que o planeta não sofra um aquecimento de mais de 1,5 grau"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou atenção do presidente eleito Donald Trump nesta quinta-feira (7/11) para o compromisso com as mudanças climáticas, dizendo que o republicano precisa pensar "como um habitante do planeta Terra".  
"Eu acredito que o presidente Trump tem de pensar como um habitante do planeta Terra. E se ele pensar como o governante do país mais importante, mais rico do mundo, que tem mais tecnologia e que é melhor preparado do ponto de vista de armamento, ele tem que ter a noção de que os EUA estão no mesmo planeta que eu estou. Então, todos nós temos que tomar responsabilidade pela manutenção deste planeta", afirmou em entrevista à CNN internacional.

Acordo de Paris

O petista relembrou o Acordo de Paris, assinado em 2015 por 195 países, que prevê a diminuição de gases do efeito estufa para evitar o aquecimento da Terra. "Nós precisamos garantir que o planeta não sofra um aquecimento de mais de 1,5 grau. Nós precisamos garantir que os rios continuem saudáveis, com águas limpas. Nós precisamos garantir que os biomas de todos os países devem ser preservados", alertou.
"Esse é um compromisso que eu tenho, não somente como presidente do Brasil, mas como ser humano que mora em um planeta chamado Terra e que não existe outro lugar para morar", reforçou o chefe do Executivo.

Lula parabenizou Trump, na quarta-feira (6), nas redes sociais, pela vitória nas eleições presidenciais. Ele ressaltou que o que foi decidido democraticamente deve ser respeitado.
 
 

Mais Lidas