O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou nesta terça-feira (5/11) a eleição do delegado da Polícia Federal (PF) Valdecy Urquiza como chefe da Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol.
O petista destacou que é a primeira vez que a corporação é chefiada por um policial brasileiro, e que o resultado demonstra a confiança no Brasil e o respeito à Polícia Federal. Urquiza será o primeiro secretário-geral da Interpol com origem em um país fora da Europa e dos Estados Unidos.
“O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi confirmado como Secretário-Geral da Interpol em uma eleição realizada pelos países-membros da organização, recebendo 96% dos votos dos presentes”, escreveu o presidente em sua conta no X.
“Esta é a primeira vez que um brasileiro ocupa o cargo mais alto da Interpol, o que demonstra a confiança no Brasil e o respeito à Polícia Federal. Que ele faça uma excelente gestão no combate ao crime organizado”, acrescentou ainda Lula.
Chancela
Urquiza foi eleito hoje durante a assembleia-geral da Interpol em Glasgow, Escócia, onde a corporação está sediada. Ele é diretor de cooperação internacional da PF, e vice-presidente da Interpol nas Américas.
O delegado já havia sido escolhido como o novo secretário-geral da Interpol em junho, pelo comitê executivo da instituição, mas a escolha precisa ser chancelada durante a assembleia geral, com participação de representantes dos 196 países que compõem a corporação.
Também participaram da assembleia o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.
https://whatsapp.com/channel/0029VaB1U9a002T64ex1Sy2w