Presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab defende o papel das emendas parlamentares na sociedade, mas reforça a necessidade de regulamentação e transparência no uso dos recursos. Nesta quarta-feira (27/11), o líder partidário participou do CB.Poder — uma parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília —, e destacou que a regulamentação das emendas é essencial para assegurar que os recursos públicos tragam justiça social.
Na última terça-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei complementar n° 201, que trata sobre a transparência das emendas parlamentares. Em entrevista aos jornalistas Carlos Alexandre de Souza e Denise Rothenburg, Kassab destacou que o foco precisa ser na transparência e depois na regulamentação das emendas.
- Leia também: Lula sanciona sem vetos lei sobre emendas
“Eu faço uma crítica respeitosa aos meus colegas parlamentares. Se tiver total transparência nas emendas parlamentares, fica muito mais fácil para a sociedade entender a importância delas, se o Congresso resolver mantê-las”, disse.
O presidente do PSD destacou que é necessários que as emendas tenham um direcionamento adequado. "Não cabe às emendas estarem sujeitas a direcionamentos que resolvem pequenos problemas que deixem o Brasil sem investimento de renovação de parques industriais”, completou Kassab.
- Leia também: Orçamento: votação em 13 de dezembro
Para ele, as emendas precisam atender esses objetivos, com transparência, para que a sociedade enxergue que estão sendo atendidos. “Não pode ser emenda que fique solta, sem objetivo ou critério porque são recursos públicos que precisam ter como prioridade o atendimento na que justiça social, para que a gente possa melhorar a saúde, a educação, a segurança”, comenta.
“Eu acredito que se o Congresso não caminhar para que essas demandas sejam atendidas, cada vez mais a sociedade vai cobrar pelo fim das emendas”, completou
Confira a entrevista completa:
*Estagiária sob a supervisão de Pedro Grigori