O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade aos familiares das vítimas do acidente que matou 18 pessoas em Alagoas, no domingo (24/11). Um ônibus escolar capotou e caiu de uma ribanceira na região da Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares, no interior do estado. Além das mortes, 28 passageiros ficaram feridos.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"O governo federal está acompanhando a situação e dará todo o apoio necessário às autoridades estaduais no socorro, atendimento e amparo às vítimas", disse Lula, nas redes sociais.
Meus sentimentos a todos os familiares das vítimas envolvidas no acidente. O governo federal está acompanhando a situação e dará todo o apoio necessário às autoridades estaduais no socorro, atendimento e amparo às vítimas. https://t.co/s0TIKFY1vZ
— Lula (@LulaOficial) November 24, 2024
A Prefeitura de União dos Palmares informou que o ônibus era terceirizado, estava com todas as vistorias em dia e passou por inspeção poucos dias antes do acidente. A gestão municipal também destacou que está oferecendo apoio assistencial e psicológico às famílias e aos amigos das vítimas. O prefeito Areski Damara de Omena Freitas Júnior decretou três dias de luto no município.
A Polícia Civil de Alagoas abriu um inquérito para investigar as causas do ocorrido. O delegado-geral da corporação, Gustavo Xavier, e o secretário de Segurança Pública do estado, Flávio Saraiva, determinaram que o processo de apuração ocorra com rapidez.
As vítimas do acidente iriam participar de uma atividade cultural no Memorial Quilombo dos Palmares, em comemoração ao Dia da Consciêcia Negra.
Segundo o Ministério da Cultura e a Fundação Cultural Palmares, a Serra da Barriga é um território de enorme importância histórica e cultural para o povo afro-brasileiro. As instituições manifestaram solidariedade às vítimas e às suas famílias e afirmaram que acompanham o trabalho das autoridades locais, como a Prefeitura, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros e o Governo do estado.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também se manifestou sobre o acidente. "Em um mês tão importante para o nosso país, da Consciência Negra, sobretudo para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece ainda mais profundamente", disse.