O presidente Luiz Inácio Lula da Silva posou nesta segunda-feira (18/11) para a foto oficial do G20 com os 40 chefes de Estado que participaram da Cúpula, no Rio de Janeiro. É a primeira vez em dois anos que os integrantes do bloco se reúnem para um retrato. Não se trata, porém, da chamada "foto de família", mas sim de uma foto para o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
A fotografia foi tirada no Museu de Arte Moderna (MAM), na capital fluminense, em um palanque instalado nos jardins, com o Pão de Açúcar, cartão-postal do Rio de Janeiro, como plano de fundo.
Aos pés dos líderes, havia um letreiro destacando a prioridade da gestão brasileira à frente do G20: a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, lançada hoje. A foto foi tirada pelo fotógrafo oficial da Presidência da República, Ricardo Stuckert. Não há certeza se haverá uma outra fotografia.
Ausências
Chamou atenção a ausência na imagem do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. Aparentemente, os três chegaram atrasados ao local da foto, mas não está claro se a ausência foi acidental ou proposital.
A última foto oficial do G20 foi tirada em 2021, em Roma, na Itália. Em 2022 e em 2023, com eventos sediados na Indonésia e na Índia, respectivamente, os chefes de Estado não quiseram posar ao lado da Rússia, após a invasão da Ucrânia. Hoje, o país foi representado pelo seu chanceler, Sergey Lavrov.
Logo após a foto, os líderes voltaram para a segunda reunião do dia, onde vão discutir a reforma dos organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU).
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular