O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou em Manaus (AM), neste domingo (17/11), e deu para um passeio pela floresta amazônica. Em meio ao cenário da vegetação tropical após visita ao Museu da Amazônia (Musa), a coletiva do líder estadunidense repercutiu nas redes sociais não só pelo conteúdo da fala. O vídeo de Biden virou meme nas redes sociais.
No vídeo, Biden discursa em um púlpito montado no meio das árvores. Após finalizar a fala, como de costume, ele se retira do local. No entanto, ele sai em direção à floresta. Para onde ele pretendia ir? Isso é o que os internautas têm se perguntado.
“As vezes quero fazer igual ao Biden: largar tudo e ir pro meio do mato”, escreveu o perfil História no Paint no X.
as vezes quero fazer igual ao Biden: largar tudo e ir pro meio do mato pic.twitter.com/FktYluDPtu
— História No Paint (@HistoriaNoPaint) November 17, 2024
“Se alguém achar o Biden perdido na floresta amazônica, favor devolver no endereço 1600 avenida Pensilvânia, Washington DC, em uma Casa Branca que tem lá”, diz outro post.
Brasil ????????/EUA ????????: Se alguém achar o Biden perdido na floresta amazônica, favor devolver no endereço 1600 avenida Pensilvânia, Washington DC em uma Casa Branca que tem lá. pic.twitter.com/oO20Tnpxgp
— Ivan Kleber (@lordivan22) November 17, 2024
Outro post diz: “O Biden parando de falar e indo pra floresta negociar com o curupira”.
o biden parando de falar e indo pra floresta negociar com o curupira pic.twitter.com/fSmGTTAXN6
— pati ?? (@loseminie) November 17, 2024
A visita de Joe Biden ao Brasil é motivada pela reunião da cúpula do G20, que terá início na segunda-feira (18/11). Desde dezembro de 2023, o Brasil está na presidência do grupo. Uma das principais pautas da reunião deve ser o enfrentamento à crise climática.
Durante a visita à Amazônia, Biden destacou com o tema e reforçou a informação de que os EUA devem destinar US$ 50 milhões adicionais para o Fundo Amazônico.
Críticas
O mandatário também foi alvo de críticas na internet por conta de decisão, ainda não confirmada pela Casa Branca ou pelo Pentágono, relacionada à guerra da Ucrânia com a Rússia. Na tarde deste domingo (17/11), mesmo período em que Biden visitava a floresta, a emissora CBS News divulgou que o presidente teria autorizado a Ucrânia a utilizar mísseis de longo alcance dos Estados Unidos para atacar o território adversário.
A decisão foi confirmada à CBS News por uma fonte oficial do governo.