Expediente

Lula chega ao Planalto após atentado e mantém agenda com embaixadoress

O presidente já está na sede do Executivo e mantém sua agenda prevista, com entrega de cartas credenciais para novos embaixadores

Novo embaixador da Argentina, Guillermo Daniel Raimondi, chega ao Palácio do Planalto para receber suas credenciais do presidente Lula. -  (crédito: Victor Correia/CB/D.A. Press)
Novo embaixador da Argentina, Guillermo Daniel Raimondi, chega ao Palácio do Planalto para receber suas credenciais do presidente Lula. - (crédito: Victor Correia/CB/D.A. Press)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Palácio do Planalto nesta manhã (14/11) e mantém sua agenda com embaixadores após o atentado na noite de ontem, na Praça dos Três Poderes.

O petista chegou em seu comboio usual, e a segurança ao redor e dentro do Planalto foi reforçada com homens do Gabinete de Segurança Institucional e do Exército. O reforço inclui soldados da tropa de choque do Exército.

O primeiro diplomata a chegar para o encontro com Lula foi o novo embaixador da Argentina, Guillermo Daniel Raimondi. Ele foi recebido com cerimônia, tapete vermelho e recepção dos Dragões da Independência.

O chefe do Executivo entregará também as credenciais aos embaixadores da Argélia, Paquistão, Coreia do Sul, Guiana, Etiópia, Namíbia e Panamá, todos na parte da manhã. À tarde, embarca para o Rio de Janeiro, onde participa de compromissos do G20 até a próxima semana.

O presidente Lula manteve sua agenda no Palácio do Planalto no dia seguinte ao atentado na Praça dos Três Poderes.
Lula chegou ao Planalto pela manhã e mantém sua agenda com embaixadores após o atentado na Praça dos Três Poderes. Bandeira verde, à esquerda, é hasteada quando o presidente está no local. (foto: Victor Correia/CB/D.A. Press)

Praça dos Três Poderes está isolada

O acesso à Praça dos Três Poderes está restrito desde a Avenida das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional. Os expedientes no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Congresso estão suspensos, pelo menos, até o meio-dia de hoje.

Forças de segurança ainda trabalham no local para verificar se há mais explosivos e investigar o ocorrido. Durante a manhã, três artefatos foram encontrados e desativados pela Polícia Militar. Na noite de ontem, Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, acionou bombas em seu carro e tentou arremessar explosivos no prédio do STF. Ele acabou morto na explosão.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

postado em 14/11/2024 10:07 / atualizado em 14/11/2024 10:13
x