ATAQUE AO STF

Lula permanece no Alvorada com Zanin e Moraes enquanto ocorre varredura

O Palácio do Planalto também passa por verificação para checar se há mais artefatos explosivos na região

Lula concluiu a agenda cedo nesta quarta-feira. Ele deixou o Planalto por volta das 18h -  (crédito: Sergio Lima/AFP)
Lula concluiu a agenda cedo nesta quarta-feira. Ele deixou o Planalto por volta das 18h - (crédito: Sergio Lima/AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficará no Palácio da Alvorada, após explosões que ocorreram na Praça dos Três Poderes, na noite desta quarta-feira (13/11). A informação foi confirmada ao Correio pela assessoria de imprensa.

A assessoria do Planalto confirmou que o presidente recebe na residência oficial os ministros do STF, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin. Até o momento, a assessoria afirma que Lula mantém a agenda no Planalto e viagem para o Rio de Janeiro amanhã.

O Alvorada passa por varredura para checar se há outros explosivos no local. A segurança foi intensificada no local pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O Palácio do Planalto também teve segurança intensificada e passa por inspeção.

As explosões ocorreram em frente à estátua da Justiça, no Supremo Tribunal Federal (STF), e no Anexo IV na Câmara dos Deputados. Toda a Esplanada dos Ministérios está fechada para a Polícia Militar conferir se há outros artefatos explosivos.

Lula concluiu a agenda cedo nesta quarta-feira. Ele deixou o Planalto por volta das 18h. As explosões ocorreram por volta das 19h30. O presidente deve continuar na residência oficial esta noite.

  • Homem que tentou explodir o STF estava vestido de coringa durante ataque
    Homem que tentou explodir o STF estava vestido de coringa durante ataque Reprodução
  • O homem afirmou que tentaria um atentado nesta quarta-feira (13/11)
    O homem afirmou que tentaria um atentado nesta quarta-feira (13/11) Reprodução
  •  The body of a man who died after an explosion is seen in front of Brazils Supreme Federal Court in Brasilia, Brazil, on November 13, 2024. Brazils Supreme Court was evacuated late Wednesday after two explosions of unknown origin near the building, authorities said. (Photo by Sergio LIMA / AFP)
    The body of a man who died after an explosion is seen in front of Brazils Supreme Federal Court in Brasilia, Brazil, on November 13, 2024. Brazils Supreme Court was evacuated late Wednesday after two explosions of unknown origin near the building, authorities said. (Photo by Sergio LIMA / AFP) AFP
  • Por questões de segurança, a Polícia Militar pediu que a vice-governadora saísse do local
    Por questões de segurança, a Polícia Militar pediu que a vice-governadora saísse do local Mayara Souto/Correio Braziliense
  • carro com explosivo próximo ao stf
    carro com explosivo próximo ao stf Reprodução Rede Sociais
  • Explosões praça dos três poderes
    Explosões praça dos três poderes Mayara Souto/CB/D.A Press
  • Explosão próximo ao STF
    Explosão próximo ao STF Mayara Souto/CB/D.A. Press
  • Explosão próximo ao STF
    Explosão próximo ao STF Mayara Souto/CB/D.A. Press
  • Explosão enfrente ao STF
    Explosão enfrente ao STF Reprodução Video

Entenda o caso

Ao menos duas explosões foram ouvidas na noite desta quarta-feira (13/11) na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, centro de Brasília. Uma delas se deu em frente à estátua da Justiça, no Supremo Tribunal Federal. O local foi interditado pela Polícia Militar e pela segurança do STF. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Vídeos obtidos pelo Correio também mostram fumaça e vários sons de explosão em uma área usualmente movimentada entre a sede da Corte e a Câmara dos Deputados. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil foram deslocadas para a região e interditaram a área para varredura.

Veja o trabalho da polícia no local:

Ministros em segurança

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou, em nota, que a Corte foi evacuada logo que foram ouvidas as explosões ocorridas na noite desta quarta-feira (13/11) na Praça dos Três Poderes. Conforme informou o STF, os ministros foram retirados do prédio em segurança.

"Ao final da sessão do STF desta quarta-feira (13), dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança. Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela. Mais informações sobre as investigações devem aguardar o desenrolar dos fatos. A Segurança do STF colabora com as autoridades policiais do DF", afirma a nota.

Veja o relato de uma testemunha:

PCDF faz perícia

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou que a perícia foi acionada à Praça dos Três Poderes. "A Polícia Civil do Distrito Federal informa que policiais da 5ª Delegacia de Polícia estão no local onde ocorreu a explosão de um artefato em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quarta-feira (13). A PCDF já deu início às primeiras providências investigativas e a perícia foi acionada ao local", diz nota enviada ao Correio.

  • carro com explosivo próximo ao stf
    carro com explosivo próximo ao stf Reprodução Rede Sociais

"A princípio há uma única vítima. O Bope está fazendo varredura e não há como passar mais informações. Só após a varredura e indicativo e local totalmente seguro, serão feitas diligências de perícia e identificação da vítima", afirmou Bruno Dias, delegado da 5ª DP.

Tags

postado em 13/11/2024 22:33
x