ELEIÇÕES 2024

Não votou? Confira locais para justificar ausência no DF

Justiça Eleitoral oferece 11 pontos de justificativa para eleitores em Brasília

Eleitores de outras unidades da Federação que estão em Brasília contam com 11 pontos de justificativa para registrar a ausência do voto no segundo turno das eleições municipais. A Justiça Eleitoral organizou, neste domingo (27/10), locais para atender os eleitores que não podem comparecer aos seus domicílios eleitorais. Com isso, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reforçou o policiamento para garantir a segurança durante o processo.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), eleitores com título registrado fora do DF podem justificar a ausência tanto presencialmente, nos pontos disponibilizados, quanto on-line, por meio do aplicativo e-Título. No entanto, o aplicativo só é acessível se baixado até a véspera da votação, o que limita o uso de última hora. A recomendação da Justiça Eleitoral é que os cidadãos priorizem a justificativa digital, considerada a forma mais prática e rápida.

Na Escola Salesiana de Brasília, na Asa Sul, um dos pontos de justificativa, o clima foi tranquilo. Poucas pessoas compareceram e, em geral, o motivo apresentado foi a distância dos domicílios eleitorais. O servidor público Marco Antônio, 54 anos, explicou o motivo de optar pela justificativa presencial. “Minha unidade é no Tocantins. Se eu estivesse por lá, votaria. Vim presencialmente porque acho mais confiável, me sinto mais seguro”, comentou.

Em situação semelhante, o também servidor público Leonardo Rosa, 47 anos, justificou o voto por estar a trabalho na capital federal. “Sou de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e estou em Brasília a trabalho, longe da minha unidade. Se eu estivesse no meu estado, teria votado. Não estava esperando o segundo turno, mas acredito que a prefeita atual vai ser reeleita”, afirmou. Candidata à reeleição, Adriane Lopes (Partido Progressista) disputa o segundo turno com Rose Modesto (União Brasil). 

O cozinheiro Júlio Pereira, 33 anos, tem seu título registrado em Recife, Pernambuco. Ele também justificou a ausência. “Só por conta da distância que não vou votar. Caso contrário, votaria normal”, frisou.

Veja onde justificar:

  • Rodoviária Interestadual (SMAS, Trecho 4, conjunto 5/6 – Asa Sul);

  • Escola Salesiana de Brasília (SHIGS 702 BL. A – Asa Sul);

  • Escola Classe 01 (Quadra 26 Cj G AE 01 – Paranoá);

  • Escola Classe 206 de Santa Maria (CL 206 lote 1C – Santa Maria);

  • Centro de Ensino Santa Rita de Cássia (Área Especial Quadra 9 – Sobradinho);

  • Centro de Ensino Fundamental 404 (QS 404 – AE 01 Samambaia Norte);

  • Conic (SDS BLOCOS A/J N° 44);

  • Uniplan (Av. Pau Brasil, 02 – S/N – Águas Claras, Brasília – DF);

  • CED Stella Maris (St. Central Área Especial para Igreja Católica s/n Parte B – Taguatinga);

  • Aeroporto Internacional de Brasília (Lago Sul);

  • Fundação Bradesco (QNN 28 Área Especial L – Ceilândia Sul – DF).

Segurança reforçada 

Para garantir a tranquilidade no processo de justificativa e durante a apuração dos votos na capital federal, a PMDF iniciou um esquema de policiamento ostensivo a partir das 8h, que continuará até o encerramento das atividades nas juntas de justificativas e cartórios eleitorais, com possibilidade de extensão conforme a necessidade. O policiamento abrange locais estratégicos, além de reforço nas proximidades do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde viaturas estão posicionadas para prevenir possíveis manifestações e assegurar a ordem.

A operação, que conta com monitoramento eletrônico e policiamento velado, é supervisionada por um major, designado como Comandante da Operação. De acordo com a PMDF, a expectativa do TRE-DF é de que cerca de 60 mil eleitores busquem as Mesas Receptoras de Justificativas (MRJs) ao longo do dia.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Mais Lidas