O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a importância do compromisso global com a redução de riscos de desastres durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta quinta-feira (24/10). Ele ressaltou que, no contexto da presidência do G20 pelo Brasil, liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pauta de prevenção e mitigação de desastres tem ganhado cada vez mais relevância nas discussões internacionais.
"É uma agenda mundial, onde os países, de forma recorrente, vêm assumindo compromissos com a redução do risco de catástrofes em seus territórios, além de um compromisso conjunto em nível global", afirmou o ministro.
Góes também explicou que o Grupo de Trabalho de Redução de Risco de Desastres, coordenado por ele em parceria com o ministro das Cidades, Jader Filho, tem atuado em atividades que visam tanto a prevenção quanto a resposta a desastres. Segundo o ministro, esta será a quarta ação do grupo ao longo de 2024, antecedendo a Cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro.
"O grupo tem trabalhado para pactuar informações com os países membros e convidados do G20, e estamos coordenando essas ações que podem ser replicadas em diferentes territórios, dependendo da realidade de cada região", afirmou o chefe da pasta da Integração, mencionando que as soluções desenvolvidas para a América do Sul podem servir de exemplo para outras nações.
Para Góes, o encontro do G20 reforçará a responsabilidade dos países na identificação de desafios urgentes, não apenas no Brasil, mas globalmente, com o intuito de propor medidas concretas para prevenção e mitigação de desastres, concluiu o ministro.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
-
Política Fake news sobre política gera maior reação no cérebro, aponta estudo
-
Política Lula não votará no segundo turno e volta a despachar no Planalto sexta-feira
-
Política Bolsonarista cobra investigação da PF sobre queda de Lula no banheiro
-
Política Três Poderes acertam regras e anunciam projeto para regular emendas
-
Política Eleição no Senado: apoio antecipado de Bolsonaro a Alcolumbre gera críticas
-
Política Análise: Nunes mantém liderança, Boulos avança entre mulheres