São Paulo

Nunes sobre Marçal: 'Não conseguiu fazer casas na África, como vai fazer em SP?'

O projeto do ex-coach de construir casas em Camizungo, em Angola, começou em dezembro de 2019. Marçal prometeu construir 300 casas, mas só 30 ficaram prontas

Em debate promovido pela TV Globo nesta quinta-feira (3/10), o candidato Ricardo Nunes (MDB) alfinetou o oponente Ricardo Marçal (PRTB), dizendo que não conseguiria fazer "nada de concreto na cidade". "Por melhor que fosse a intenção, ele não conseguiu fazer 300 casas na África. Como ele vai fazer algo de concreto em São Paulo desse jeito?", questionou. Marçal não teve direito de resposta.

O projeto do ex-coach de construir casas em Camizungo, em Angola, começou em dezembro de 2019. Na época, Marçal arrecadou pelo menos R$ 4,5 milhões em doações. Ao visitar a região e perceber as moradias precárias da população, Marçal prometeu construir 270 casas, e depois 300. No entanto, acabou construindo apenas cerca de 10% da meta.

Em um documentário publicado em 2020, o candidato do PRTB disse que iria terminar a obra naquele ano e que "não abandonaria o local até que a última família do povoado" tivesse uma nova moradia.

No final do ano passado, Marçal voltou a Camizungo e registrou um filme, usado hoje para promover a campanha à Prefeitura de São Paulo. O longa mostra a comunidade "totalmente transformada". No entanto, uma apuração feita pelo The Intercept mostrou que, das 300 prometidas, somente 30 casas estão de pé.

De acordo com o portal, a promessa de construção de novas casas atraiu dezenas de famílias para a comunidade, acreditando que poderiam ter uma casa nova. Porém a chegada dessas famílias tem sobrecarregado os serviços de Camizungo, que recebeu apenas 30 casas.

Esse é o último debate antes da votação do primeiro turno das eleições. A Globo convidou cinco candidatos para o debate. São eles: Guilherme Boulos (PSol), Ricardo Nunes (MDB), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB). O evento foi dividido em quatro blocos, sendo dois com temas livres e dois com temas sorteados.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostrou um empate triplo na liderança para a Prefeitura de SP. Guilherme Boulos tem 26%, enquanto Ricardo Nunes e Pablo Marçal têm 24%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão no mesmo patamar.

Mais Lidas