Sem supresas, o Partido Verde se juntou ao PT e ao PCdoB, partidos do seu bloco, o Federação Brasil da Esperança, a favor do candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta quinta-feira (31/10). O anúncio foi feito no gabinete da liderança do próprio Republicanos, onde estiveram presentes os líderes Luciano Amaral (PV-AL), Odair Cunha (PT-MG), Márcio Jerry (PCdoB-MA) e Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL).
O PV também ouviu o candidato Elmar Nascimento (União Brasil-BA) antes de tomar a decisão. Segundo Luciano Amaral, em seu anúncio, Hugo Motta é o representante que reúne as necessidades requeridas pela sigla para a condução de uma boa gestão na Câmara.
- Leia também: Eleição na Câmara: PCdoB é o sétimo partido a oficializar apoio a Hugo Motta
- Leia também: Motta recebe apoio da maioria das bancadas da Câmara
“A nossa Casa é a casa do povo, a mais plural que a nossa sociedade tem. Queremos avançar em pautas propositiva para o país, ouvindo os partidos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, falar dos problemas que infligem as pessoas mais carentes, que mais precisam. Vamos sempre procurar, na condução da Casa, respeitar a todos e implementar um estilo de trabalho positivo”, declarou Motta em seu discurso de agradecimento.
- Leia também: Dino concede mais 10 dias para a CGU concluir auditoria de emendas pix
- Leia também: STF forma maioria para tornar Gayer réu por calúnia e difamação contra senador
As bancadas esperaram passar o segundo turno das eleições municipais para se reunir e se posicionar sobre a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da casa. Segundo Motta, a conversa com os partidos acontece em um primeiro momento, mas não substituirá o diálogo individual com os parlamentares.
O republicano afirmou “querer dialogar com os 513 colegas” nas próximas semanas, incluindo os adversários Elmar Nascimento e Antonio Brito (PSB-BA). “Temos que deixar de lado as divergências para ter um projeto para a condução da Casa”, reforçou.
- Leia também: PEC da Segurança: governadores chegam ao Planalto para reunião com Lula
- Leia também: Fruto de acordo entre Congresso e STF, PL que regula emendas pix é protocolado
Com o apoio do PV, agora são oito os partidos que manifestaram apoio ao candidato. PL, MDB, PT, PC do B, Podemos, PP e Republicanos já haviam se manifestado, mas falta o posicionamento oficial de outras legendas como União Brasil, Solidariedade, PSDB, PSD e PSol.
O Federação Brasil da Esperança tem 80 representantes na Câmara e é o quarto maior bloco da Casa. Hugo Motta já garantiu as intenções de voto do partido de Lira, o PP, integrante do maior bloco, e de quase toda a unidade dos membros do segundo maior bloco, o MDB, bem como Republicanos e Pode. A exceção é o PSD, partido do candidato rival de Motta, Antônio Brito (BA). Segundo a assessoria do partido, a reunião de bancada para discutir a sucessão de Lira será realizada na próxima segunda-feira (4/11).