CÂMARA

PP segue Lira e indica Hugo Motta na sucessão da presidência da Câmara

Partido do presidente da Câmara dos Deputados reforça apoia da bancada ao candidato da União Brasil

Progressistas formalizou, em decisão unânime, apoio a Hugo Motta como indicação de voto partidária para as eleições que vão eleger o sucessor de Lira para os próximos dois anos -  (crédito: ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO)
Progressistas formalizou, em decisão unânime, apoio a Hugo Motta como indicação de voto partidária para as eleições que vão eleger o sucessor de Lira para os próximos dois anos - (crédito: ALOISIO MAURICIO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Na sequência de anúncios entre partidos e políticos sobre as escolhas para a sucessão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o Progressistas deu o aval na indicação de Hugo Motta (União Brasil-PB). Depois do anúncio na residência oficial nesta terça-feira (29/10) Lira seguiu para a Congresso, onde participou da reunião da bancada do PP para consolidarem a aliança em apoio a Hugo Motta, na busca pela melhor alternativa na sucessão do cargo de comando da Casa.

Depois de mais de uma hora de reunião, o PP abriu as portas da Sala de Reuniões da Câmara e, na presença do presidente do partido, o senador Ciro Nogueira (PI), formalizou, em decisão unânime, apoio a Hugo Motta como a indicação de voto partidária para as eleições de fevereiro de 2025 que vão eleger o sucessor de Lira para os próximos dois anos.

Os Republicanos também já oficializaram, seguindo a escolha de Lira. Os candidatos que disputam o cargo com Hugo Motta são os deputados federais Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). Ao fim da tarde, os dois foram ao gabinete do PT na Câmara para se reunir com os parlamentares petistas. Até a publicação dessa matéria, o partido ainda estava em reunião.

O Hugo Motta se tornou o preferido da Casa após o presidente de seu partido, Marcos Pereira, abrir mão da sua candidatura. Antes disso, Lira sinalizava sua preferência em Elmar, ainda que não anunciada oficialmente. Depois de ceder lugar à Motta, que cumpre seu quarto mandato como deputado federal, Marcos causou uma reviravolta nas negociações para a escolha de um candidato. Aos 35 anos, se eleito, Motta será o mais jovem presidente da Câmara eleito na história.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 29/10/2024 18:58
x