ELEIÇÕES 2024

Abílio Brunini derrota petista e se elege prefeito de Cuiabá

Deputado federal do PL era apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro

Candidato de Bolsonaro, Brunini venceu com uma quase de cerca de sete pontos percentuais -  (crédito: Mario Agra/Câmara dos Deputados)
Candidato de Bolsonaro, Brunini venceu com uma quase de cerca de sete pontos percentuais - (crédito: Mario Agra/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Abílio Brunini (PL-MT) venceu a disputa para prefeito de Cuiabá. Apesar de as últimas pesquisas indicarem empate técnico contra o adversário, Lúdio Cabral, do PT, Brunini venceu com uma vantagem de cerca de sete pontos percentuais neste domingo (27/10).

Brunini recebeu 53,80% dos votos válidos: 171.324 em números absolutos. Lúdio teve 46,20%, o equivalente a 147.127. Todas as urnas foram apuradas.

Em 2020, Abílio Brunini chegou ao segundo turno da disputa pela prefeitura de Cuiabá pelo Podemos, mas perdeu para o adversário Emanuel Pinheiro, do MDB, prefeito desde 2017.

Quem é o novo prefeito de Cuiabá

Abilio Jacques Brunini Moumer é um arquiteto e político brasileiro, atualmente deputado federal por Mato Grosso. Ele iniciou a carreira política como vereador de Cuiabá, em 2016, eleito pelo Partido Social Cristão (PSC). Em 2020, disputou a prefeitura da cidade pelo Podemos, vencendo o primeiro turno, mas foi derrotado no segundo turno por Emanuel Pinheiro (MDB).

Para as eleições de 2024, Abilio conta com o apoio de uma coligação formada pelo PL, Partido Novo, PRTB e Democracia Cristã (DC). Sua vice na chapa é a coronel da Polícia Militar Vânia Rosa. O candidato declarou R$ 81 mil. O número na urna é 22.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 27/10/2024 17:37 / atualizado em 27/10/2024 19:18
x