O prefeito Fuad Noman (PSD) se destaca na corrida eleitoral de Belo Horizonte, liderando com 49,3% das intenções de voto, 13,7 pontos percentuais à frente de Bruno Engler (PL), que obteve 35,6% no primeiro turno. Os dados são da pesquisa Viva Voz, divulgada nesta segunda-feira (21/10).
Saiba Mais
Os números apresentados são da pesquisa estimulada, na qual os candidatos são nomeados aos eleitores. De acordo com os resultados, 9,5% dos belo-horizontinos pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 5,6% ainda estão indecisos.
Na pesquisa espontânea, onde os nomes não são revelados, 42,6% dos eleitores afirmaram que votarão em Fuad, enquanto Engler registrou 30,9%. O índice de indecisos é de 15,7%, e os que pretendem votar em branco ou nulo somam 10,8%.
- Leia também: "Minha namorada me batia e me proibia de usar banheiro": os homens que denunciam mulheres por agressão
O universo da pesquisa abrange eleitores de Belo Horizonte a partir de 16 anos. Foram realizadas 940 entrevistas, resultando em uma margem de erro de 3,2% e um nível de confiança de 95%.
A amostra representa os eleitores das áreas pesquisadas e foi selecionada em duas etapas. A primeira consistiu em um sorteio probabilístico das localidades onde as entrevistas foram conduzidas, utilizando o método de Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), considerando a população de 16 anos ou mais, residente nas áreas.
Na segunda etapa, a seleção dos entrevistados foi realizada com quotas amostrais proporcionais, conforme os gráficos apresentados. Os dados têm como fonte o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de julho/2024, IBGE (Censo 2022) e IBGE (PNADc 2023).
Rejeição
Segundo a Viva Voz, Bruno Engler é o candidato mais rejeitado na capital mineira, com 40,7% de rejeição. Fuad Noman, por sua vez, apresentou uma taxa de 28,7%.
Um dado que chama a atenção é que 14,3% da população respondeu que poderia votar em qualquer um dos dois. Aqueles que afirmaram que não votariam em nenhum deles somam 9,2%. Além disso, 7,1% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder.
Prefeitura
A pesquisa também abordou a avaliação da atual gestão de Belo Horizonte. Neste contexto, 67% dos eleitores aprovaram a forma como Fuad Noman vem conduzindo a cidade, enquanto 29% desaprovaram. Aqueles que não souberam ou não responderam somaram 4%.
Quanto à qualidade da gestão, 40% dos eleitores consideraram a administração regular, 36% a avaliaram como boa, 9% como ruim e 8% como péssima. Somente 5% a consideraram ótima, enquanto 2% não souberam ou não responderam.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br