ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Últimas horas para baixar ou atualizar e-Título

Versão digital do título eleitoral pode ser encontrada em lojas de aplicativo. É importante verificar atualização até este sábado (5/10)

e-Título pode ser usado como documento de identificação para votar, desde que contenha fotografia -  (crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
e-Título pode ser usado como documento de identificação para votar, desde que contenha fotografia - (crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Termina, neste sábado (5/10), prazo para baixar ou atualizar a versão digital para smartphones do Título de Eleitor. Aplicativo e-Titulo pode servir como documento de identificação na hora do voto, para eleições municipais que ocorrem neste domingo (6/10), e pode ser baixado nas plataformas iOS ou Android. 

O e-Título permite obtenção da via digital do título eleitoral. Ele está disponível em lojas de aplicativos e pode ser baixado por pessoas com título regular ou suspenso.  

É importante verificar, na loja de aplicativos, se o e-Título está atualizado. Se não estiver, no botão em que normalmente figura a palavra “baixar” irá constar “atualizar”. Assim, basta clicar, acessar o aplicativo com dados pessoais e realizar conferência biométrica. 

A versão digital pode ser usada como documento de identificação para votar, desde que contenha fotografia. Caso contrário, é necessário também documento oficial com foto, como carteira de identidade ou CNH. 

Outros serviços, como apresentação de justificativa eleitoral, consulta ao local de vocação e impressão do documento em formato PDF, também podem ser acessados por meio do aplicativo. 

“Para votar nas Eleições Municipais de 2024, basta apresentar um documento oficial com foto na seção eleitoral ou usar a versão digital do título de eleitor, que é o e-Título”, esclarece o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Entretanto, para que você possa se identificar somente pelo aplicativo, o seu perfil no app precisa estar com a foto cadastrada, o que só ocorre se você tiver feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.” 

Dados do TSE informam que mais de 46 milhões de eleitores estão cadastrados no e-Título, mas metade desses cadastros se encontra desatualizado. A Justiça Eleitoral recomenda que a atualização seja feita o quanto antes. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 05/10/2024 12:32 / atualizado em 05/10/2024 12:57
x