Termina, neste sábado (5/10), prazo para baixar ou atualizar a versão digital para smartphones do Título de Eleitor. Aplicativo e-Titulo pode servir como documento de identificação na hora do voto, para eleições municipais que ocorrem neste domingo (6/10), e pode ser baixado nas plataformas iOS ou Android.
O e-Título permite obtenção da via digital do título eleitoral. Ele está disponível em lojas de aplicativos e pode ser baixado por pessoas com título regular ou suspenso.
É importante verificar, na loja de aplicativos, se o e-Título está atualizado. Se não estiver, no botão em que normalmente figura a palavra “baixar” irá constar “atualizar”. Assim, basta clicar, acessar o aplicativo com dados pessoais e realizar conferência biométrica.
A versão digital pode ser usada como documento de identificação para votar, desde que contenha fotografia. Caso contrário, é necessário também documento oficial com foto, como carteira de identidade ou CNH.
Outros serviços, como apresentação de justificativa eleitoral, consulta ao local de vocação e impressão do documento em formato PDF, também podem ser acessados por meio do aplicativo.
- Leia também: Análise: As tendências das eleições municipais
“Para votar nas Eleições Municipais de 2024, basta apresentar um documento oficial com foto na seção eleitoral ou usar a versão digital do título de eleitor, que é o e-Título”, esclarece o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Entretanto, para que você possa se identificar somente pelo aplicativo, o seu perfil no app precisa estar com a foto cadastrada, o que só ocorre se você tiver feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.”
Dados do TSE informam que mais de 46 milhões de eleitores estão cadastrados no e-Título, mas metade desses cadastros se encontra desatualizado. A Justiça Eleitoral recomenda que a atualização seja feita o quanto antes.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br