Eleições 2024

23 mil militares irão prestar apoio às eleições municipais

Além do efetivo, mais de 3,2 mil meios de transporte serão empregados para prestar apoio logístico e operacional

Eleições 2024 -  (crédito: Ministério da Defesa)
x
Eleições 2024 - (crédito: Ministério da Defesa)

O Ministério da Defesa informou que 23 mil militares farão parte da operação Garantia da Votação e Apuração (GVA) nas eleições deste domingo (6/10). O informe vem após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretar o uso das Forças Armadas no início de setembro e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizar, por unanimidade, o emprego do Exército, Marinha e Aeronáutica no fim do mesmo mês.

A atividade que caberá à operação é logística, além de trabalharem em conjunto com órgãos de segurança pública. Para empregar o efetivo, os cinco Comandos Conjuntos (Amazônia, Norte, Nordeste, Leste e Oeste) e os comandos permanentes da Marinha (Comopnav), Exército (Coter) e Aeronáutica (Comae) foram ativados. Ao todo, além dos 23 mil militares, a operação contará com 3,2 mil viaturas, blindados, embarcações, navios e aeronaves.

O uso das Forças Armadas nas eleições está previsto na legislação e requer solicitação prévia dos tribunais regionais. Ao todo, foram 123 pedidos de apoio logístico e 481 de apoio de segurança. Antes, a operação estava prevista para abordar 12 estados.  Agora, 15 estados contarão com suporte dos militares para o processo eleitoral.

*Estagiário sob a supervisão de Talita de Souza

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 04/10/2024 13:50