Eleições municipais

Primeiro bloco do debate em SP tem Nunes como alvo de todos os candidatos

Em debate da Rede Globo, candidatos criticaram gestão do atual prefeito de São Paulo em aspectos como tributação, segurança e saúde

Nunes no debate da Globo a prefeito de SP -  (crédito: Reprodução/Globo)
Nunes no debate da Globo a prefeito de SP - (crédito: Reprodução/Globo)

O primeiro bloco do debate promovido pela TV Globo entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, nesta quinta-feira (3/10), foi marcado por uma crítica geral à gestão de Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito da cidade.

Os candidatos tiveram que escolher um oponente para fazer uma pergunta. Nunes começou perguntando a José Luiz Datena (PSDB) sobre tributos, e recebeu como resposta uma crítica do apresentador. "Você cometeu um grande erro de não lutar mais por São Paulo. Para a redução do ISS [Imposto Sobre Serviços] era importante que São Paulo levasse alguma vantagem porque é a cidade que mais produz em todo o Brasil", afirmou Datena.

Tabata Amaral (PSB), por sua vez, perguntou a Nunes sobre a segurança na capital paulista. "São Paulo viu aumentar homicídio, batemos recorde de estupro e feminicídio. O senhor está satisfeito com esse resultado?", questionou Tabata.

"Deputada, é muito fácil ficar só criticando", respondeu Nunes. O prefeito alegou que Tabata não participou da votação de um projeto para aumentar a pena de criminosos na Câmara dos Deputados. "A senhora não votou, o esperado era que votasse por São Paulo", acusou. Nunes então disse que diminuiu a fila de exames e consultas da saúde pública e que melhorou o sistema do SUS na cidade.

Tabata retrucou. "Você, eleitor, está vendo essa São Paulo que o Nunes diz? Porque eu não tô. Ele fala como se fosse a oitava maravilha do mundo, e não é".

Na continuidade do debate, Guilherme Boulos (Psol) escolheu fazer uma pergunta a Tabata, mas não deixou de alfinetar Nunes. "Você acha que a saúde de São Paulo está desse jeito que ele está falando? Que a saúde é boa, mil maravilhas? Você que vai para um hospital e demora oito a nove horas para ser atendido? Tabata, no que você acha que a gestão Nunes errou?", perguntou.

"É preciso que a população entenda: tem mais recurso, são cerca de R$20 milhões e ainda assim que foi uma gestão tão medíocre, tão inoperante, que as filas explodiram. Não é razoável", apontou a deputada.

Esse é o último debate antes da votação do primeiro turno das eleições. A Globo convidou cinco candidatos para o debate. São eles: Guilherme Boulos (PSol), Ricardo Nunes (MDB), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB). O evento foi dividido em quatro blocos, sendo dois com temas livres e dois com temas sorteados.  

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostrou um empate triplo na liderança para a Prefeitura de SP. Guilherme Boulos tem 26%, enquanto Ricardo Nunes e Pablo Marçal têm 24%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão no mesmo patamar.


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 03/10/2024 22:52 / atualizado em 03/10/2024 23:47
x