O primeiro turno das eleições de 2024 já está batendo na porta — neste domingo, 6 de outubro. É nesse momento que começa uma verdadeira busca pelo título. Revira essa pasta, procura na bolsa, olha cada canto possível. Nada! "E agora, pode votar sem o título?"
Se você perdeu seu título de eleitor ou simplesmente não o tem em mãos no dia das eleições de 2024, não se preocupe, é possível votar sem o título físico. O Correio conversou com os professores Alberto Rollo e Nara Ayres, especialistas em direito eleitoral, para esclarecer essa questão.
"O eleitor pode votar apresentando apenas um documento oficial com foto, como o RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte", explica Alberto.
De acordo com o professor, mesmo quem tem o título tem que levar um documento com foto. "O nosso título de eleitor não tem fotografia, então, precisa de um documento oficial com foto”, afirma.
Saiba Mais
Nara também informa que é possível usar o aplicativo e-Título para se identificar, mas ela ressalta: "É possível usar o aplicativo como identificação desde que a biometria já tenha sido cadastrada”.
Se ainda não tem o aplicativo instalado, é recomendável baixá-lo antes do dia da eleição, pois pode ser necessário para justificar ausência ou acessar informações do local de votação. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS.
Caso tenha perdido o título físico e queira outra via impressa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que você pode pedi-lo no Cartório Eleitoral, imprimir pelo sistema Autoatendimento Eleitoral — Título Net, ou mesmo pelo e-Título.
O que mais você precisa saber sobre as Eleições de 2024:
Data da votação: O primeiro turno ocorrerá em 6 de outubro, e o segundo turno, se necessário, será realizado no dia 27.
Horário de votação: As urnas estarão abertas das 8h às 17h (horário de Brasília).
Consultar local de votação: Para consultar o local de votação, acesse o site oficial do TSE.
Justificativa de ausência: Se estiver fora do domicílio eleitoral, a justificativa pode ser feita pelo e-Título ou presencialmente no local onde você estiver no dia da votação.
*Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br