A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, acompanhou a posse da nova ministra de Direitos Humanos, Macaé Evaristo, que aconteceu nesta sexta-feira (27/9), no Palácio do Planalto. Na ocasião, ao Correio, Anielle avaliou como de "extrema importância" ter mais uma mulher negra compondo os ministérios do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
"É mais um passo de demonstração que as mulheres estão prontas e preparadas para estarem em todos os lugares. A chegada dela para somar nesse time de mulheres com o presidente Lula impulsiona e fortalece", disse a ministra.
Durante a cerimônia, Anielle estava bem emocionada e, ao abraçar Macaé, chegou a chorar. Após o evento, a ministra de Igualdade Racial cumprimentou a escritora Conceição Evaristo, prima de Macaé. A poetisa declarou o poema Vozes-Mulheres, de sua autoria e que fala sobre vozes silenciadas ao longo dos anos e que, atualmente, são ouvidas.
O nome de Anielle Franco estava entre as supostas vítimas de assédio sexual cometido pelo ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida. Os casos teriam ocorrido em 2023. A ministra nunca falou sobre o ocorrido publicamente.
Almeida está sendo investigado pela Polícia Federal e irá responder às acusações no Supremo Tribunal Federal (STF).