O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira (23/9) de um almoço de trabalho oferecido pelo chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em Nova York. O evento ocorreu às margens da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, cuja abertura ocorre amanhã (24).
Além de Lula, outros chefes de Estado estavam presentes: o presidente de Gana, Nana Akufo-Addo; o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau; o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez; e a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley. O encontro ocorreu na Missão Permanente da Alemanha junto às Nações Unidas.
Em almoço de trabalho oferecido pelo chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, ao lado do presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, da primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.
Ricardo Stuckert
[image or embed]— Lula (@lula.com.br) September 23, 2024 at 4:50 PM
- Leia também: Na ONU, Lula diz que falta "ambição aos líderes"
Encontro Brasil-Alemanha
Antes do almoço, Lula conversou a sós com Olaf Scholz. Além de discutir os acordos bilaterais, os líderes falaram sobre o cenário geopolítico, sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia, e sobre a nova lei antidesmatamento da UE, que Brasil e Alemanha defender adiar. A lei está prevista para valer a partir de 30 de dezembro, e pode afetar exportações do agro.
Sem eventos oficiais das Nações Unidas, Lula aproveitou o dia para participar de encontros bilaterais. Também esteve reunido com a a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o Primeiro-Ministro da República do Haiti, Garry Conille. Além disso, teve encontros fora da agenda com presidentes de agências de risco e com o presidente da Shell.