O processo que determina no Supremo Tribunal Federal (STF) o bloqueio do X (antigo Twitter) em território nacional, Petição 12404, andou na tarde desta terça-feira (18/9), após a rede social “voltar a funcionar” de forma não autorizada no país. Porém, não é possível saber o conteúdo da nova petição, pois está sob sigilo.
- Leia também: STF não tem decisão que libera o uso do X no Brasil
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, determinou a suspensão imediata do X no Brasil em 30 de agosto, até que ordens judiciais fossem seguidas e multas pagas. Por volta das 16h de hoje, contudo, a Corte registrou “acontecimentos relacionados ao processo”. Após 19 dias da decisão, surgiram relatos de que a rede social está ativa novamente.
Procurada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou em nota, contudo, que não houve mudança na decisão do Supremo e que "está verificando os casos informados".
Desde a manhã desta quarta-feira, usuários brasileiros informam ter conseguido conectar o X no Brasil, mesmo sem a utilização de ferramentas como VPNs. Provedores de internet disseram que identificaram a atualização na plataforma X, que burla restrições impostas.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
-
Política Abrint diz que bloqueio do X "ficou muito mais difícil" após atualização do app
-
Política X de Allan dos Santos ganha 28 mil seguidores durante bloqueio
-
Política Bolsonaro parabeniza os que "fizeram pressão" para funcionamento do X
-
Política STF não tem decisão que libera o uso do X no Brasil
-
Política Lula e Nísia anunciam R$ 1,5 bilhão para combate à dengue em 2025
-
Política Lula recebe ligação de Putin e fala sobre guerra, queimadas e Brics