O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunirá os chefes dos Três Poderes em uma reunião, às 16h30 desta terça-feira (17/9), para lançar medidas contra as queimadas. São esperados o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD--MG), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
- Leia também: AGU ajuíza ação de R$ 635 milhões contra infratores por danos climáticos
- Leia também: Imagem da Nasa revela o impacto da nuvem de fumaça sob o Brasil
A reunião foi anunciada por Paulo Pimenta, que participou do encontro dessa segunda-feira (16/9). A reunião começou cedo, por volta das 9h30. Participaram o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e os ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Fernando Haddad (Fazenda) e Ricardo Lewandowski (Justiça), entre outros. Além disso, o núcleo político do governo estava presente – ministros responsáveis pela articulação e os três líderes governistas no Congresso. Das autoridades ambientais, participaram o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e representantes do ICMBio.
Pimenta também afirmou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, está em contato com os governadores para que haja uma reunião, ainda nesta semana, com Lula.