A cidade de Boa Esperança do Norte, localizada no Mato Grosso, vai eleger prefeito e vereadores pela primeira vez. Isso ocorre porque o local se tornou um município oficialmente em 2023, depois de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada em 6 de outubro daquele ano.
A cidade tem uma população de sete mil habitantes. Por ter um eleitorado menor do que 200 mil eleitores, Boa Esperança do Norte não terá 2º turno para a prefeitura, ou seja, o candidato que tiver mais votos válidos para o cargo no próximo domingo (6/10) será eleito para inaugurar a cadeira da chefia do Executivo municipal.
A decisão de criação do município se deu no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 819, que foi ajuizada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Entre outros pontos, o partido alegava que, em 2000, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso havia suspendido a Lei estadual 7.264/2000, que criava o município.
Por maioria, o STF entendeu que a lei em questão preencheu todos os requisitos exigidos pela legislação vigente na época da edição. Em relação à decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, os ministros apontaram que a corte estadual não poderia declarar a inconstitucionalidade da criação do município por meio de mandado de segurança.
- Leia também: TSE proíbe apostas sobre resultado das eleições
1ª eleição municipal
Dois candidatos disputam a primeira eleição para o cargo de prefeito de Boa Esperança do Norte. São eles:
- Calebe Francesco Francio (MDB), de 43 anos, agricultor e natural de Cuiabá (MT). Nas Eleições 2024, concorre pela coligação Trabalho e Compromisso com Boa Esperança, formada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), pelo União Brasil (União) e pelo Partido Liberal (PL). Jair Obregão (PL) é o candidato a vice;
- Demétrio Cavlak Garcia (DC), de 57 anos, natural de Lucélia (SP). Nas Eleições 2024, concorre pela coligação Boa Esperança, formada pelo partido Democracia Cristã (DC) e pelo Republicanos. Sandro Luiz Guarnieri (DC) é o candidato a vice na chapa.
Já 45 candidatas e candidatos concorrem às nove vagas para a formação da primeira legislatura da Câmara de Vereadores de Boa Esperança do Norte. Os nomes podem ser acessados neste link.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br