MÚSICA

Lei reconhece produção de instrumentos do samba como manifestação cultural

Lei foi publicada nesta segunda (30/9), e protege as formas de produção dos instrumentos e práticas e tradições associadas a elas. Medida inclui nove instrumentos, incluindo o pandeiro, cuíca e surdo.

O texto inclui: pandeiro; tam-tam; cuíca; surdo; tamborim; rebolo; frigideira; timba; e repique de mão, e sua fabricação será regulamentada por decreto do Poder Executivo. -  (crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
O texto inclui: pandeiro; tam-tam; cuíca; surdo; tamborim; rebolo; frigideira; timba; e repique de mão, e sua fabricação será regulamentada por decreto do Poder Executivo. - (crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

O governo federal publicou nesta segunda-feira (30/9) lei que torna a produção de instrumentos do samba manifestação da cultura nacional. A medida foi sancionada na última sexta-feira (27) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).

O texto inclui: pandeiro; tam-tam; cuíca; surdo; tamborim; rebolo; frigideira; timba; e repique de mão. Segundo a lei, os instrumentos só poderão ter esses nomes se "seguirem as práticas e tradições culturais a eles associadas em seus respectivos modos de produção".

As formas de produção, por sua vez, serão regulamentadas posteriormente por decreto do Poder Executivo. O Projeto de Lei (PL) que deu origem à medida foi de autoria da Câmara dos Deputados, e foi aprovado pelo Senado no início do mês, de onde seguiu para a sanção presidencial.

No ano passado, Lula sancionou lei que reconheceu as escolas de samba também como manifestações da cultura nacional.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 30/09/2024 11:05
x