Líbano

Mauro Vieira fala com chanceler do Líbano sobre repatriação de brasileiros

Só nesta semana, 700 pessoas morreram no Líbano em ataques enviados por Israel, sendo dois brasileiros

Chanceler do Líbano se encontra com Mauro Vieira -  (crédito: Divulgação)
Chanceler do Líbano se encontra com Mauro Vieira - (crédito: Divulgação)

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu na manhã deste sábado (28/9) com o chanceler do Líbano, Abdallah Rashid Bou Habib, em Nova York. O encontro aconteceu um dia após a confirmação da morte de mais um brasileiro no Líbano, vítima dos bombardeios que assolam o país.

Só nesta semana, 700 pessoas morreram no Líbano em ataques enviados por Israel, sendo dois brasileiros. O país bombardeia o território libanês para atingir o grupo extremista Hezbollah. Neste sábado (28/9), um ataque das Forças Israelenses matou o chefe do grupo, Sayyed Hassan Nasrallah.

No encontro entre Vieira e Habib, foi discutida uma possível repatriação dos brasileiros que vivem no Líbano. Ao todo, cerca de 21 mil brasileiros vivem no país atualmente, a maior comunidade brasileira no Oriente Médio.

O Ministério das Relações Exteriores orientou os brasileiros que vivem no país a deixar o Líbano por meios próprios, evitar aglomerações e manifestações, e evitar deslocamentos para a região sul do Líbano, onde se concentra o conflito.

Além da repatriação, Mauro Vieira discutiu no encontro o trabalho da embaixada na assistência aos brasileiros e na consulta aos que precisam de ajuda do Estado brasileiro para deixar o Líbano. O ministro também falou sobre o planejamento caso o presidente Lula decida fazer uma operação de retirada dos brasileiros em grande escala.

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 28/09/2024 16:58
x