O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunirá os chefes dos Três Poderes em uma reunião, às 16h30 desta terça-feira (17/9), para lançar medidas contra as queimadas. São esperados o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD--MG), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
- Leia também: AGU ajuíza ação de R$ 635 milhões contra infratores por danos climáticos
- Leia também: Imagem da Nasa revela o impacto da nuvem de fumaça sob o Brasil
A reunião foi anunciada por Paulo Pimenta, que participou do encontro dessa segunda-feira (16/9). A reunião começou cedo, por volta das 9h30. Participaram o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e os ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Fernando Haddad (Fazenda) e Ricardo Lewandowski (Justiça), entre outros. Além disso, o núcleo político do governo estava presente – ministros responsáveis pela articulação e os três líderes governistas no Congresso. Das autoridades ambientais, participaram o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e representantes do ICMBio.
Pimenta também afirmou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, está em contato com os governadores para que haja uma reunião, ainda nesta semana, com Lula.
Queimadas
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br