O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira (9/9) o nome mais cotado para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a deputada estadual de Minas Gerais Macaé Evaristo (PT).
A parlamentar veio de Belo Horizonte para Brasília, e será recebida pessoalmente por Lula no Palácio da Alvorada. Até o momento, foi a única ouvida pelo presidente da República. Há possibilidade que o anúncio oficial ocorra ainda hoje, na avaliação de interlocutores. Pelas redes sociais, Lula confirmou que Macaé aceitou o convite.
O cargo de chefe da pasta ficou vago, após a demissão de Silvio Almeida, acusado de assédio sexual contra mulheres, entre elas a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Ele nega as acusações, mas disse ter pedido a Lula que o demitisse para fazer sua defesa.
Carreira na Educação
O presidente decidiu colocar uma mulher negra na vaga. Macaé é professora e tem um histórico em cargos públicos ligados à educação, como na Secretaria de Educação de Belo Horizonte e na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.
Entre 2013 e 2014, Macaé atuou no Ministério da Educação (MEC) como secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Outros nomes também foram cotados pelo governo, como a ex-ministra de Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) — esta última, porém, segundo integrantes do governo, disse não ter interesse no cargo.
Após a demissão de Silvio Almeida, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, assumiu interinamente a pasta dos Direitos Humanos.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br