Forças Armadas

Por decreto, Lula autoriza ação de militares nas eleições municipais

Medida é de praxe e tomada em todas as eleições. Militares atuam no reforço à segurança nos municípios e no auxílio à logística, como o transporte das urnas para locais remotos

Os locais e períodos de emprego das Forças serão determinados pelo TSE, por indicação dos TREs -  (crédito: EBC)
Os locais e períodos de emprego das Forças serão determinados pelo TSE, por indicação dos TREs - (crédito: EBC)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou, nesta segunda-feira (9/9), via decreto presidencial, a atuação das Forças Armadas nas eleições municipais de outubro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o texto, os militares atuarão “para a garantia da votação e da apuração das eleições de 2024”.

Os locais e períodos de emprego das Forças serão determinados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por indicação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Após aprovação pelo TSE, os pedidos são enviados ao Ministério da Defesa.

A medida é de praxe e é tomada em todas as eleições. Os militares reforçam a segurança nos municípios e auxiliam na logística. Por exemplo, no transporte das urnas eletrônicas para locais remotos, como comunidades indígenas e ribeirinhas.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 09/09/2024 10:35 / atualizado em 09/09/2024 10:35
x