DIA DA INDEPENDÊNCIA

Bandeiras dos países do G20 são exibidas em desfile na Esplanada

Presidência rotativa do Brasil é um dos eixos temáticos do desfile de 2024; Estudantes do CEF 01 do Guará carregaram bandeiras

Além das celebrações habituais, o desfile cívico-militar foi organizado em três eixos -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Além das celebrações habituais, o desfile cívico-militar foi organizado em três eixos - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O primeiro eixo do desfile cívico-militar de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, tratou sobre a presidência rotativa do Brasil no G20 – o grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana. Em homenagem, os estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 do Guará carregaram as 21 bandeiras que representam as nações que formam o bloco.

O evento foi organizado em três eixos temáticos com o lema “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”. O ato contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de ministros de Estado, além de outras autoridades federais, militares e estaduais.

É a primeira vez que o Brasil assume o G20. O encontro dos líderes das nações que integram o grupo será realizado em 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Além da presidência do grupo, o desfile contou com a menção a outros dois eixos temáticos: a reconstrução do Rio Grande do Sul após a tragédia ocorrida em maio e o avanço das campanhas de imunização infantil no país.

Ao todo, 8.812 pessoas, incluindo militares, estudantes e atletas participam do desfile. Das escolas públicas do DF, participaram mais de 500 alunos.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 07/09/2024 10:41
x