REDES SOCIAIS

Starlink não vai cumprir decisão de Moraes sobre suspensão do X, afirma site

Segundo Portal, o comunicado foi feito informalmente, por mensagem, neste domingo, ao presidente da Anatel, Carlos Baigorri

Elon Musk acusa Alexandre de Moraes de tolher a liberdade de expressão; e ministro do STF cobra do X o cumprimento de decisões judiciais  -  (crédito: Evaristo Sa/AFP)
Elon Musk acusa Alexandre de Moraes de tolher a liberdade de expressão; e ministro do STF cobra do X o cumprimento de decisões judiciais - (crédito: Evaristo Sa/AFP)

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, declarou neste domingo (1º/8) que a empresa Starlink o informou que não pretende cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina a suspensão do acesso de seus usuários à rede social X. A afirmação foi confirmada pelo G1.

A Starlink, provedora de internet via satélite com mais de 200 mil usuários no Brasil, ainda não havia suspendido o acesso à rede social X para esses clientes até a última atualização desta reportagem.

Usuários da internet da Starlink continuam acessando normalmente o X, antigo Twitter, até pelo menos as 22h40 deste sábado, 31, horas depois de a maioria dos provedores com operação no Brasil ter acatado a ordem de suspender o acesso à rede social do empresário Elon Musk.

O serviço de internet via satélite da Starlink também é do empresário bilionário sul-africano, operado por meio da empresa Space X. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do X após a rede social descumprir decisões judiciais.

A pedido do Estadão, o diretor de tecnologia da empresa de telecomunicações Sage Networks, Thiago Ayub, fez testes e confirmou a disponibilidade do site a clientes da Starlink. "Sim, o X ainda está acessível a clientes da Starlink neste momento e recebi evidências de clientes do serviço em solo brasileiro que continuam navegando com sucesso pelo serviço", afirmou, no fim da noite de sábado.

Com informações da Agência Estado

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 01/09/2024 21:27
x