O governo anunciou a expansão do programa vale-gás para mais de 20 milhões de famílias, que o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, chamou de “Gás para todos”. O anúncio aconteceu após a reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta segunda-feira (26/8).
“O governo federal vai fornecer o botijão de gás de cozinha para mais 20 milhões de famílias, até dezembro de 2025. Será o maior programa de acesso ao cozimento limpo do mundo: o gás para todos, gás popular”, disse Silveira.
- Leia também: Brasil em chamas deixa setor elétrico em alerta
O programa atual, o vale gás, beneficia 5,2 milhões, e fornece um auxílio no valor de R$102. Com a medida anunciada por Silveira e Lula, o programa de fornecimento de gás de cozinha deve ter um tamanho semelhante ao Bolsa Família.
Na coletiva, após a reunião do CNPE onde foi aprovada a Política Nacional de Transição Energética, foram realizados anúncios para fomentar a indústria de gás natural e reduzir o valor do combustível. Entre as ações decididas foi assinado um decreto pelo presidente que incluiu na depreciação acelerada sistemas de tanques para o transporte de combustíveis.
Saiba Mais
-
Política No MME, presidente lança Política Nacional de Transição Energética
-
Política Lula participa de reunião do Conselho de Política Energética
-
Política Como fragilidade de Dilma e Bolsonaro abriu caminho para crise das emendas bilionárias
-
Política Lula: "Mesmo negacionistas não podem continuar negando a crise climática"
-
Política Itamaraty desencoraja viagens para Líbano e Israel e pede "contenção de tensões"
-
Política Governo federal vê "fortes indícios" de incêndios terem origem criminosa