O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (25/8) que "mesmo negacionistas não podem continuar negando a crise climática". A declaração ocorreu por meio das redes sociais. O chefe do Executivo também tratou de cobrar financiamento por parte dos países mais ricos para mitigação dos impactos no meio ambiente.
"Mesmo aqueles que são negacionistas não podem continuar negando a crise climática. Temos que combater as mudanças do clima com muita inteligência, investimento, inclusive com financiamento dos países mais ricos que já devastaram suas florestas. Essa conta não pode ser apenas do Sul Global", escreveu o petista.
- Marina diz que fumaça no DF vem de incêndios na Amazônia, Pantanal e Bolívia
- Governo federal vê "fortes indícios" de incêndios terem origem criminosa
- Avião da FAB chega em Ribeirão Preto para auxiliar no combate aos incêndios
Horas antes, o presidente se reuniu com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva para discutir sobre as queimadas que assolam estados do país.
A ministra do Meio Ambiente confirmou que estão sendo realizadas investigações em todas as esferas de poder para saber a procedência dos incêndios. Neste domingo, a Polícia Federal instaurou inquérito para analisar os casos registrados.
Ao menos 36 cidades em São Paulo estão em estado grave de queimada. Estradas chegaram a ser interditadas e eventos adiados. Em Brasília (DF), o dia amanheceu cinzento de fumaça. Há registros de queimadas em alguns pontos da capital federal.
Saiba Mais
-
Política Itamaraty desencoraja viagens para Líbano e Israel e pede "contenção de tensões"
-
Política Governo federal vê "fortes indícios" de incêndios terem origem criminosa
-
Flipar Quem é quem no filme sobre a vida de Michael Jackson
-
Blogs Redirect Determinação e apoio levaram Daniele Souza a Paris
-
Esportes Flamengo x Bragantino, AO VIVO, com a Voz do Esporte, às 18h30
-
Mundo 'O fogo parece estar dentro de casa, é difícil respirar': o impacto da fumaça das queimadas na saúde