Relações Exteriores

Lula lamenta morte de embaixadora da França: 'Trabalho extraordinário'

Brigitte Collet chefiou a francesa no Brasil entre 2020 e 2023. A morte foi comunicada pela representação diplomática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta sexta-feira (23/8), a morte da embaixadora francesa Brigitte Collet, aos 66 anos. O chefe do Executivo elogiou o trabalho da diplomata na relação Brasil-França. Ela chefiou a representação diplomática entre 2020 e 2023.

"Meus sentimentos aos familiares, amigos e colegas de trabalho da Embaixadora Brigitte Collet. Uma grande diplomata que teve um trabalho extraordinário em aproximar as relações entre Brasil e França", escreveu o petista em sua conta no X.

Carreira diplomática

Com mais de 36 anos na carreira diplomática, a embaixadora representou a França junto à Noruega, Etiópia e a União Africana. Também atuou nas Nações Unidas, responsável pelas negociações climáticas entre 2017 e 2020. Brigitte Collet assumiu a Embaixada da França no Brasil em maio de 2020.

A Embaixada também lamentou a morte. "Com grande tristeza informamos sobre o falecimento da Emb. Brigitte Collet, que esteve à frente da nossa embaixada entre 2020 e 2023 e foi peça importante no estreitamento das relações entre  e França e Brasil. Nosso agradecimento pela dedicação sem limites. Nossos sentimentos à família", disse a representação.

Mais Lidas